3 desertos para conhecer

Já pensou em visitar um lugar totalmente diferente do que você provavelmente já está acostumado? Que tal conhecer uma região em que de dia pode fazer até 60°C e a noite menos 15° C? Paisagens exuberantes e uma boa dose de contato com a natureza compõem o cenário dos próximos destinos. Para embarcar nessa viagem, o Portal Colaborativo Lugares Pelo mundo listou para você 3 desertos imperdíveis.
Namíbia
Tudo leva a crer que esse é o deserto mais antigo do mundo. Localizado entre parte da Angola, Namíbia e África do Sul, ele está protegido por uma série de Parques Nacionais e Áreas Protegidas. Um desses lugares é o Parque Nacional Namib- Naukluft, em Sossusvlei onde um dos grandes atrativos são as dunas vermelhas gigantes, que podem chegar até 400 metros.

Foto: HerryB
Este ambiente se torna o cenário perfeito para apreciar o nascer e o pôr do sol. Para os adeptos de um clima mais radical, há a possibilidade de escalar a “ Big Daddy”, uma das dunas mais altas de lá.
A região sul do deserto é realmente muito seca, tanto que o único mamífero que habita o local é o guelengue – do – deserto. E por mais que a umidade seja baixa, há uma espécie de planta que se da muito bem nesse local, as Welwitschia, comumente conhecidas como fósseis vivos, estima-se que as maiores possuem cerca de, nada mais nada menos que 2.500 anos de idade.
Saara
Este é com certeza o mais conhecido dos desertos e abrange 11 países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Mali, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Sim, ele seria o maior do mundo se a Antártida e o Ártico não fossem considerados desertos, por isso, o Saara fica com o posto de terceiro maior do mundo ( o que ainda é bastante).

Foto: HerryB
Os passeios de safári são famosos lá e acontecem a partir das cidades marroquinas de Marraquexe e Agadir. O Egito também oferece opções de passeios por seus oásis, como os Bahariya Oasis, Dakhla Oasis, Farafra Oasis, Kharga Oásis e Siwa Oasis
Se seu ponto de partida é a Tunísia, os passeios pelo deserto incluem os Cânions, Oásis e vilas tradicionais. Na Argélia, um ponto turístico famoso é o Vale M’zab, considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
Atacama
Mudando de continente, a América do Sul está bem representada pelo Atacama. Localizado no norte chileno, o deserto é uma caixinha de surpresas. As paisagens exuberantes incluem gêiseres, praias ( isso mesmo, praia no deserto) e vales. Este é um bom destino para toda a família. É também lugar encantador para os amantes da astronomia ( ou so apreciadores de uma bela paisagem), pois lá eles oferecem o “ astroturismo”, que são observatórios astronômicos abertos que possibilitam ver constelações inteiras. Há várias cidades para visitar que ficam próximas ao deserto: Arica, Alto El Loa, Iquique, San Pedro de Atacama, Antofagasta, Vale de Copiapó, Limarí, La Serena, Vale del Huasco e Vale del Elqui.

Foto: HerryB
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *