4 sinais que seu corpo dá quando você está ovulando

A cada ciclo menstrual o organismo feminino se prepara para gerar uma criança. Esse processo natural da mulher é chamado ovulação, no qual, através de alterações hormonais, o corpo libera um óvulo de vários que estão armazenados. Este óvulo, se fecundado, será o início de um processo de gravidez, mas se isso não ocorrer, esse óvulo é expelido pelo corpo através da menstruação. Portanto, se você quer engravidar, é esse o momento!
O período de ovulação ocorre entre 12 e 16 dias antes do início da próxima menstruação. Bom, esse processo não é ( na maioria das vezes) tão incômodo como a menstruação, no geral ele é inclusive, quase imperceptível, quase… No entanto, há alguns sinais que o nosso corpo pode emitir. A ginecologista Ana Carolina Lúcio Pereira contou para a EllaFm quais são esses quatro sinais.

Secreção vaginal
Durante a ovulação, o muco vaginal aumenta bastante, a ponto de deixar a calcinha molhada. “Neste período a secreção tem aparência de clara de ovo, é bem pegajosa, forma um fio quando se pega com os dois dedos e não tem cheiro e nem cor. Para quem deseja engravidar, esse é o melhor momento para ter relação, pois esse muco dura de 3 a 4 dias”, explica a médica.
Leves dores abdominais
Como os ovários estão trabalhando durante a ovulação, é normal sentir um certo desconforto na região abdominal. “É como uma espécie de cólica bem fraca já que durante o processo há um rompimento do folículo para a liberação do óvulo”, explica.
Sangramento
São alguns fios de sangue liberados junto com a secreção vaginal. “Isso é normal pois a saída do óvulo de dentro do folículo pode vir acompanhado de um pequeno sangramento local, outro dos sintomas de ovulação”, fala Dra. Ana Carolina. Algumas vezes o sangramento é maior e o líquido com sangue pode se misturar ao corrimento vaginal. Esse é um sinal de indicação de que o óvulo já foi desprendido do folículo e está a caminho do útero.
Temperatura
Durante a ovulação há um aumento da temperatura corporal porque o corpo está passando por um período diferenciado e a temperatura interna sofre um aumento de pelo menos 1° C. “Para usar esse método é preciso medir a temperatura todos os dias antes de levantar da cama. Assim, quando observar que ele aumentou pelo menos um grau, é o indicativo que a ovulação pode estar acontecendo e então pode fecundar mais fácil”, finaliza Dra. Ana Carolina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *