5 dicas para diminuir o inchaço

Você costuma sentir as extremidades frias,percebeu um inchaço maior, dor, cansaço excessivo e até uma sensação de formigamento? Também notou o surgimento de varizes no corpo? Se sim, fique atenta! Esses sintomas podem ser sinal de má circulação sanguínea. Mas calma, seu problema tem soluções, que são inclusive fáceis de pôr em prática.

Agora que o verão está chegando, as mulheres costumam se atentar mais para a estética e acabam notando o inchaço como primeiro sintoma e já se apavora. Mas o cirurgião vascular Caio Focássio explica que esse quadro pode ser normal, depois de um longo dia de trabalho é comum as pernas por exemplo, ficarem inchadas e até doloridas.

Porém, o constante aparecimento desses sintomas pode ser sinal de algo mais grave, como falhas na circulação. Com isso, pode haver uma concentração excessiva de líquido na região, que pode ser causada por vários motivos, dificultando o fluxo sanguíneo. Alguns fatores hormonais também podem desencadear esse problema.  “Além disso, situações como o sedentarismo, doença renal e até cardíaca podem ser o cerne do problema”, explica Dr. Caio. Mas geralmente, o inchaço no final do dia é causado pela falta de movimentação que se agrava nos dias mais quentes.

Confira as dicas do especialista:

Levante

Para quem trabalha sentado é recomendável levantar a cada hora. As pessoas que trabalham em pé precisam ficar atentas, o uso de meias elásticas para quem não tem contra indicação é uma boa medida a ser tomada

Mexa-se

Praticar exercícios físicos regularmente – caminhada, bicicleta ou corrida que estimulam o retorno sanguíneo

Pés para o alto

Em casa, relaxe e eleve os pés – com uma almofada, por exemplo. Assim, o retorno venoso é facilitado, diminuindo o inchaço.

Beba água

O consumo de água diário ajuda o funcionamento dos rins e, com isso, pode também diminuir o inchaço.

Controle a balança

Manter o peso diminui os riscos do aparecimento de varizes. Além disso, estar em forma diminui os sintomas de inchaços das pernas

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *