5 exercícios para as mamães

Dormir tarde, acordar cedo – não dormir- trocar fraldas, levar e buscar na escola, mercado, casa, compras… vamos parar por aqui senão esse post vai ser infinito se formos listar todas as inúmeras tarefas que uma mulher e mãe exerce. Não, não é nada fácil conseguir ter uma vida tranquila quando o assunto é maternidade.O tempo parece ser uma ilusão de um mundo paralelo, agora, atividade física e estilo de vida saudável parece mais uma piada diante desse cenário.

Realmente, com tantas tarefas, ir a academia é com certeza uma das últimas prioridades de uma mãe, principalmente se tem criança pequena em casa. É aí que o sedentarismo entra em cena e traz em sua companhia o sobrepeso, a fadiga e também cansaço.
Pra dar aquela arrematada nesse quadro bem delineado sobre os ossos do ofício de uma mãe, vamos lembrar que o metabolismo da mulher é bem mais lento que o do homem, já que produzimos 20% menos testosterona do que eles. Esse hormônio que temos em menor quantidade é responsável por ajudar a formar massa magra. Ainda temos aquelas belezinhas de estrogênio e progesterona( ligados à gravidez e menstruação) em alto nível, que ajudam a estocar no nosso organismo as famosas gordurinhas.
Até aqui está tudo muito trágico e triste para as mães. Mas a luz no fim do túnel se acende com a ajuda da coach Estrela Terra, que além de mulher é mãe e sabe bem das dificuldades de conciliar a maternidade e a vida saudável. Em parceria com o preparador físico Vinícius Possebon- criador da técnica Q 48-, ela separou cinco exercícios que as mamães podem fazer em casa.
Mas antes de passar o treino, vamos explicar rapidinho o que é esse tal de Q48. Na verdade, de uma forma prática, você vai realizar uma atividade de alta intensidade em uns 40, 50 segundos, depois descansar uns 10, 15 e repete, por cerca de 15 minutos. Segundo os profissionais, essa prática faz com que o metabolismo acelere e queime calorias por 48 horas. Estrela aconselha: “Precisamos, sim, ter um momento para nos cuidar, e, pode ter certeza que esses 10 minutinhos de treino é o tempo necessário para mudar o nosso dia todo”.
Treino com duração de 5 minutos
1 – Prancha com elevação de braço (deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Eleve para frente um braço de cada vez, e, depois, eleve para os lados do mesmo modo. Evite ao máximo mexer o quadril)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
2 – Agachamento com salto (agache como se estivesse sentando em uma cadeira, com as costas retas, e, na hora de subir, dê um impulso para cima)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
3 – Meio Burpee (deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Traga as duas pernas simultaneamente para frente, em um pequeno pulo, ainda com os braços apoiados. Leve as pernas para trás no mesmo movimento)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
4 – Agachamento com elevação lateral de perna (apoie as duas mãos na cabeça, com os braços abertos. Agache como se estivesse sentando em uma cadeira, com as costas retas. Na hora de subir, tente encostar o joelho esquerdo no cotovelo esquerdo, curvando o corpo lateralmente. Faça o mesmo movimento para o lado direito)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
5 – Prancha com abdução (deite de barriga para baixo com os braços esticados e apoiados no chão. Abra e feche as pernas em pequenos impulsos)
Tempo de execução: 40 segundos
Descanso: 20 segundos
Como o programa tem duração de 10 semanas, a lista de exercícios ideais para as mamães emagrecerem não acaba por aqui. Além de serem séries diárias com apenas 10 minutos de duração – desse jeito, não atrapalha a rotina corrida – os treinos usam o peso do próprio corpo e não é necessário nenhum tipo de aparelho de academia, nem muito espaço em casa.
Para as mamães que têm alguma dor no joelho ou estão sedentárias há muito tempo, a coach dá exercícios alternativos de leve impacto neste vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *