Dia Mundial de combate ao câncer

Apesar dos inúmeros avanços tecnológicos na medicina o câncer ainda é uma doença com alta taxa de mortalidade e que acomete muitas pessoas. Só aqui no Brasil, entre os anos de 2018 e 2019, o país deve registrar cerca de 600 mil novos casos de câncer, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Para se ter uma ideia mais clara de como a doença se manifesta no organismo, basta imaginar que, por uma mutação genética, o DNA da célula sofre uma alteração e recebe instruções erradas para as suas atividades. Essas células têm a capacidade de se multiplicar muito rápido e de forma agressiva, podendo se espalhar para vários órgãos do corpo.

Até hoje não se sabe o porque essas células começam a se multiplicar e invadir os órgãos. Mas muitas pesquisas recentes têm comprovado que o desenvolvimento da doença pode estar associado ao estilo de vida. Fatores como obesidade, tabagismo, alcoolismo, muito estresse cotidiano, má alimentação e vários outros motivos relacionados a um hábito de vida ruim, podem desencadear o câncer.  É claro que a predisposição genética também conta bastante para o desenvolvimento da doença.

Como ainda não inventaram uma vacina, nem outra forma de prevenção mais precisa contra o câncer, os hábitos saudáveis continuam sendo a principal forma de diminuir as possibilidades do surgimento da doença.“Uma dieta balanceada, centrada em vegetais, frutas e grãos integrais é vital” afirma o oncologista do Hemomed, Bruno Conte.

Mas não adianta ter uma dieta equilibrada se você vive estressado. É aí que entra a prática regular de atividade física. Além de melhorar a forma física, o humor e diminuir os níveis de estresse, ajuda a combater doenças crônicas como o câncer de mama e de pulmão.

Nesta data, em que olhamos com mais atenção para o câncer, o que mais vale ressaltar é a importância de cuidar do seu organismo e consultar seu médico regularmente. Se alguma coisa não vai bem no seu corpo, não espere e consulte logo um especialista.

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *