As mulheres ganham mais que os homens no Brasil?

Brasil tem apenas uma cidade em que as mulheres ganham mais que os homens

A desigualdade salarial entre homens e mulheres não é um problema apenas no Brasil, mas também em grande parte dos outros países. Contudo, mesmo que a passos pequenos, essa diferença tem diminuído por aqui.

Uma pesquisa recente, feita pelo Ministério Público, mostrou que em 2007, as mulheres ganhavam 17% a menos que os homens e hoje esse número caiu para 15%. Mas o dado mais curioso da pesquisa, foi que há apenas uma cidade em todo o país em que as mulheres ganham mais que os homens e esse lugar é Brasília.Com o levantamento obteve-se a informação de que o salário médio da mulher no Distrito Federal é de R$5.261,8 enquanto do homem é de R$5.196,10.

Esses números vão de encontro com os índices do mercado de trabalho,  em que as mulheres ocupam apenas 38% desse cenário, enquanto os homens ocupam 62%. Então você deve estar se perguntando, como tudo isso pode fazer algum sentido? Bem, o ponto de partida está nas administrações públicas e no setor de serviços, que são compostos por uma maioria feminina, e é justamente o funcionamento público que possui um maior rendimento financeiro. O Ministério afirmou que: “ Há uma concentração de mulheres em ocupações de nível superior, que apresentam salários mais elevados”.

Mas essa conjuntura se restringe à Capital Federal. Seguindo Brasília, os estados em que a desigualdade salarial são menores são: Acre, Pará, Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Já São Paulo, que é o maior centro econômico da América Latina, é o estado que tem a maior disparidade entre o salário de homens e mulheres.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *