Macarrão e vinho: como harmonizar

Nas conversas populares há algumas discussões sobre onde realmente surgiu o macarrão, se na China, ou Itália. De todo modo, o fato é que não dá para negar que essa comida é muito querida por diferentes povos. Falando em querida, uma bebida que também é bem quista mundo a fora e consumida há séculos, é o vinho. E esses dois elementos se complementam e caem muito bem em conjunto. Mas, para os amantes da boa combinação gastronômica, vale a pena entender um pouco mais, sobre essa combinação, já que determinados tipos de vinhos caem melhor com um molho específico. Quem dá as dicas, são os especialistas da Cantina da Tia Lina, restaurante de comida italiana.

Molho de tomate
O tipo de molho mais comum é feito a base de tomate. Para acompanhar esse prato o vinho precisa ser leve e aromático, como por exemplo o tinto. Algumas variedades da bebida, como o Rosé ou Merlot, também podem ser uma opção, uma vez que o prato é simples e versátil.
Molho à bolonhesa
Uma boa macarronada não dispensa o molho à bolonhesa, feita a base de carne moída e tomate. Essa harmonização pede um vinho mais caloroso e encorpado, como o tinto Cabernet Sauvignon, assim o casamento do prato e da bebida ficam perfeitos.
Molho branco
Cremoso e algumas vezes feito com queijos, o molho branco pede um estilo de vinho com uma leve acidez e um pouco mais encorpado, como o da uva Chardonnay. Alguns mais delicados como o Pinot Noir também pode ser um ótimo acompanhamento.
Molho pesto
Com um sabor marcante e o manjericão como ingrediente principal, esse tipo de molho combina perfeitamente com vinhos brancos, mais frutados e leves como por exemplo o Vermentino. O Chardonnay pode harmonizar muito bem com esse prato.
Molho com frutos do mar e peixe
O molho derivado de frutos do mar é um tipo não muito consumido pelos brasileiros, mas que não deixa de ter seu toque especial assim como os outros. A sua harmonização é parecida com o molho branco e pesto, os melhores vinhos para combinar com o prato são os brancos e rosés em geral.
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *