O poder das cores na imagem pessoal

Você já ouviu falar que as cores trazem energias e influenciam nos nossos sentimentos? Quando o assunto é comercial, as marcas e empresas fazem um estudo profundo de cor para alinhar seu produto àquela que mais se aproxima da ideia que quer passar. Mas essas pequenas regrinhas de cores também pode ser incluir no nosso dia a dia e sobretudo, no guarda roupa. Isso mesmo! Através das cores você pode passar um pouco mais de confiança, ou não.
Em uma entrevista ao portal M de Mulher, a psicóloga Karen Kass explica essa nossa associação com as cores a partir de fenômenos naturais do nosso dia a dia. “O céu estar azul ou cinza faz toda a diferença no astral da maioria das pessoas. Você pode estar meio para baixo, e quando sai de casa e vê o céu azul, o ânimo melhora. Mas, se estiver tudo nublado, pode ficar mais para baixo ainda” afirma.
A especialista também completa que isso vale para os esmaltes, as cores que escolhemos podem prejudicar ou favorecer a nossa imagem. quase sempre, a mensagem transmitida pela cor usada é inconsciente, porque poucas pessoas pensam metodicamente em ‘ah, hoje vou trabalhar de laranja para mostrar que estou pronta para desafios.” completa a psicóloga.
Em uma parceria com Karen e a consultora de imagem e estilo Ale Cortat, o M de Mulher montou um guia das cores para te ajudar.
Vermelho
O vermelho é uma cor que passa uma mensagem de energia, ânimo, autoestima e poder, mas também pode ser interpretada como agressiva e convite para a briga. As “regras” do vermelho valem também para os rosas bem fortes.
Use vermelho em: primeiros encontros (especialmente se você quiser partir para a ação e transar no mesmo dia), reuniões com amigas queridas, festas animadas.
Evite usar vermelho em: entrevistas de emprego, apresentações de trabalhos valendo o semestre, reuniões de trabalho com a alta chefia.
Amarelo
O amarelo representa a inteligência, a criatividade e a intuição, passa uma imagem de alto astral. Só que a cor também pode ser entendida como falta de estabilidade.
Use amarelo em: apresentações de trabalhos ou de projetos importantes, festas em geral.
Evite usar amarelo em: pedidos de aumento no trabalho, reuniões formais (de trabalho ou sociais).
Verde
O verde é uma cor que relaxa, acalma, traz equilíbrio para o dia. Embora todo mundo queira paz na vida, dependendo da situação a mensagem que o verde passa é interpretada como “corpo mole” ou falta de comprometimento.
Use verde em: dias que prometem ser tensos (no trabalho, na faculdade, em família), um passeio ao ar livre com mozão ou mozona (para manter as good vibes), consultas médicas.
Evite usar verde em: apresentações de projetos importantes no trabalho, entrevistas de emprego, uma conversa séria com qualquer pessoa.
Azul
O azul transmite confiança, calma, estabilidade e esperança, mas por muitos é vista como reflexo de frieza ou indiferença emocional.
Use azul em: entrevistas de emprego, pedidos de aumento de salário, visitas a amigos e familiares em hospitais, conversas com o gerente do banco.
Evite usar azul em: primeiros encontros, conversa séria com mozão ou mozona que não tenha a ver com terminar o relacionamento.
Laranja
O laranja é a cor da coragem, do estímulo, do enfrentamento de desafios. Porém, pode ser entendida como sinal de impulsividade excessiva.
Use laranja em: situações em que você queira ser vista como uma pessoa forte (o day after do fim de um relacionamento, uma apresentação no trabalho ou na faculdade), atividades físicas desafiadoras, encontros com as amigas. É uma cor ótima para usar na academia.
Evite usar laranja em: ocasiões em que outra pessoa deva ser a protagonista (como convidada ou madrinha de um casamento, por exemplo).
Violeta
A cor do ano, de acordo com a Pantone, é o símbolo do equilíbrio, uma vez que é a união do vermelho (energia) com o azul (calma).
Use violeta em: todas as ocasiões; a cor se encaixa bem em todos os momentos.
Evite usar violeta em: não existem situações em que o violeta deva ser evitado.
Preto e Branco
Neutríssimos, o branco e o preto passam mensagens bem diretas: o branco transmite tranquilidade e paz, enquanto o preto é símbolo de seriedade e poder.
O ideal, na opinião da psicóloga, é usá-los para complementar os looks, evitando o branco total ou o preto dos pés à cabeça no dia a dia.
Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *