Principais eventos culturais da Noruega

A Noruega não é só frio. O país escandinavo é um  grande centro cultural artístico, com vasto potencial para a realização de muitos eventos. Portanto, se você precisava de um pretexto para ir à Noruega e conhecer mais a cultura e identidade local, você já o encontrou aqui nesse post.

Durante o verão( lembrando que o verão deles é durante nosso inverno), os festivais de música animam o país, que recebe grandes nomes da música internacional ao mesmo tempo em que divide espaço com nichos de diferentes estilos musicais, como o jazz, o blues e a música experimental contemporânea. Os dois maiores festivais são o Norwegian Wood e o Festival  Øya, que acontecem na capital Oslo.

O primeiro tem foco em artistas de qualidade da era dourada do rock e pop, com estrelas como Neil Young e Patti Smith. Já o  Øya revela uma atmosfera mais jovem e ousada, com ênfase nos gêneros indie, hip hop e música eletrônica.Slottsfjell em Tønsberg, Pstereo em Trondheim, Bukta em Tromsø e Bergenfest em Bergen também são outros super festivais que acontecem na Noruega.

Já no inverno, logo no começo do ano, o destaque é o  Ice Music Festival, que acontece no vilarejo de Geilo. O mais interessante desse evento é que a estrutura do palco e todos os instrumentos são feitos de gelo. Isso mesmo, de gelo.Os artistas que se aventuram nesse estilo de performance produzem um som incrível, diferente de qualquer outra coisa. Outra curiosidade do festival é que ele acontece durante a primeira lua cheia do ano, e tem como objetivo homenagear a natureza, principalmente a água ( sempre bom lembrar que precisamos preservar e cuidar da natureza).

Agora, quando o assunto é teatro, o país escandinavo não deixa nada a desejar. Tanto as cidades pequenas quanto as maiores, abrangem vários teatros e casas de espetáculos com calendários riquíssimos. Mas a grande atração é o Opera House de Oslo, uma arquitetura recente, inaugurada em 2008, mas com um

um design ambicioso em mármore e vidro.A construção é considerada hoje o maior edifício cultural construído no país.

Em Oslo você também vai encontrar outros teatros como o Nationaltheatret (O Teatro Nacional) e Det Norske Teatret ,porém o mais antigo é o Den Nationale Scene  fundado em 1876 e localizado em Bergen, no leste do país.Nessa mesma cidade acontece a cada primavera o Festspillene, festival internacional com várias peças e óperas de todas as partes do mundo.

As se a sua paixão é a música clássica, a dica é assistir à Filarmônica de Oslo, que tem sua sede no Konserthus, apesar do local também receber eventos de rock e pop. Mas os concertos mais tradicionais são apresentados no Ópera e Ballet de Oslo. Em Bergen,  Orquestra Filarmônica de Bergen se apresenta com frequência na sala de concertos Grieghallen. Foi nessa Orquestra que Edvard Grieg, um dos maiores compositores norueguês destacou-se como diretor artístico no fim do século XIX.

Quer saber mais sobre a Noruega e suas atrações? Entre no site www.visitenoruega.com e confira mais dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *